Pessoa com cartão de crédito fazendo uma compra pelo celular

Principais conclusões

1. A aprovação de ETFs para Bitcoin e Ether pela SEC, bem como as expectativas de uma regulamentação mais favorável nos Estados Unidos, foram os principais motores do desempenho das criptomoedas.

2. O presidente Trump dos EUA propôs várias iniciativas para apoiar o mercado, mas dúvidas em relação a sua viabilidade tem provocado volatilidade.

3. Reiteramos que as criptomoedas ainda são um ativo especulativo, já que sua adoção continua fraca e faltam métricas de avaliação estabelecidas.

Panorama dos mercados de criptoativos

Principais acontecimentos

2024 foi um ano agitado para as criptomoedas.

Os destaques (em ordem cronológica) incluem:

1. A aprovação da Comissão de Segurança e Câmbio dos EUA (SEC) de vários ETFs de Bitcoin em janeiro e de um ETF de Ether em maio.

2. A BlackRock lançou o primeiro fundo tokenizado, o BUIDL, na rede Ethereum, diminuindo ainda mais a distância entre os ecossistemas financeiros tradicionais e digitais.

3. A desvalorização do Bitcoin pela metade em abril.

4. A Ripple Labs ganhou um processo contra a SEC, sendo isento da aplicação das regras rígidas às ofertas de títulos.

5. Após a vitória de Trump nas eleições de novembro, o Bitcoin ultrapassou pela primeira vez USD 100.000.

6. Promulgação do regulamento MiCA da União Europeia em dezembro.

Significado econômico e impacto

Esses desenvolvimentos ajudaram a impulsionar os preços das criptomoedas para cima, com o Bitcoin – a criptomoeda dominante – subindo 114% em 2024, além de elevar outras moedas, embora não todas, como Ether (+43%) e Solana (+78%). Em outra frente, a capitalização de mercado das stablecoins ultrapassou pela primeira vez US$ 200 bilhões e a XRP subiu 233%, impulsionada pela vitória da Ripple Labs em seu processo judicial contra a SEC.

O ano de 2024 também registrou um aumento nos fluxos de entrada institucionais. Enquanto mineradoras e bolsas de criptomoedas como MARA Holdings, Riot Platforms ou Coinbase detinham cerca de 60% da exposição ao Bitcoin entre as entidades conhecidas – um aumento significativo em comparação com 2023, de acordo com dados publicados pelo CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, no X – a exposição de investidores institucionais cresceu para cerca de um terço, liderada pela MicroStrategy e posições em ETFs. No final de fevereiro, os ETFs tinham mais de 1,3 milhão de BTC, com o iShares Bitcoin Trust da BlackRock detendo 587.050 BTC, o que corresponde a quase 2,8% de todos os Bitcoins que existirão no mundo; a MicroStrategy detinha 499.096 (2,5%) BTC, de acordo com dados publicados pela BitcoinTreasuries.

Adoção e aplicações

Cada ciclo de criptoativos tem seu tema principal e sua narrativa, como o entusiasmo com a perspectiva de finanças descentralizadas ou NFTs, ou o uso do Bitcoin como uma possível proteção contra a inflação, ou sua proposta como uma forma de ouro digital. Os principais temas em 2024 foram impulsionados pela aparente aceleração da adoção institucional e pela mudança para uma postura política mais favorável dos EUA.

De fato, a exposição institucional das criptomoedas aumentou desde a baixa no mercado de ações de 2021 a 2022. Mas, em nossa opinião, o capital institucional tradicional continua não comprometido. Do ponto de vista da construção de carteiras, observamos que, em vez de atuar como um diversificador e/ou um ativo com propriedades de segurança (também conhecido como ouro digital), a liquidação do Bitcoin sugere que as criptomoedas tendem a ter um desempenho inferior ao de ativos com atributos seguros mais tradicionais, como títulos, ouro ou o franco suíço e sendo negociadas mais próximo de outros ativos de risco.

Pesquisas publicadas por grandes gestores de ativos investigaram o papel do Bitcoin como um possível diversificador de carteira. No contexto da adoção institucional, ainda é duvidoso se o recente interesse de Wall Street pelas criptomoedas reflete um compromisso maior ou o reconhecimento de seu valor fundamental, ou talvez seja apenas uma oportunidade de melhorar a oferta, obter alguma participação no mercado e captar taxas. Sendo assim, acreditamos que o surgimento de ETFs de criptomoedas em 2024 foi um passo significativo para facilitar a negociação de ativos de criptomoedas sem depender de sistemas descentralizados e baseados em blockchain, ou seja, cumprir uma das principais propostas de valor dos ativos de criptomoedas.

Oportunidades de investimento

Os relatos sobre investidores institucionais que começaram a alocar capital para criptomoedas sugerem que alguns participantes do mercado podem pensar que o mercado de criptomoedas representa uma oportunidade de investimento tático e/ou estrutural.

Além dos compradores estabelecidos de ativos digitais, incluindo bolsas de criptomoedas, mineradoras e empresas selecionadas, a Cartwright também orientou o primeiro fundo de pensão do Reino Unido a alocar 3% de sua exposição estratégica de ativos em Bitcoin e o Sistema de Aposentadoria do Estado de Michigan investiu quase 5% de seus ativos em um ETF de Bitcoin. Como os fundos de pensão são historicamente investidores mais conservadores, achamos importante destacar essas decisões.

Fora dos provedores de serviços financeiros, ações de tesouraria corporativa e investimentos em pensões, observamos o surgimento de aplicativos baseados em blockchain que buscam melhorar os mercados existentes. Alguns empreendedores focam em áreas menores e de nicho, como emissão de ingressos para eventos, planos wireless descentralizados e alocação de recursos de computação, enquanto outros projetos têm ambições mais amplas, desde o envio de dinheiro por meio de mensagens de texto, o estabelecimento de ecossistemas de mídias sociais orientados para a inovação e a criação de mercados de previsão.

Embora esses projetos e outros estejam em vários estágios de adoção e desenvolvimento, muitos deles se concentrando em desintermediar mercados já existentes, na opinião deles, com tecnologia superior, eles poderiam teoricamentesubstituir os provedores existentes se puderem oferecer serviços semelhantes ou superiores de forma mais barata para os consumidores. Mesmo entre os projetos mais desenvolvidos, ainda observamos uma adoção limitada, o que sugere padrões de consumo rígidos nesses espaços e uma maior demora para uma adoção mais ampla.

Área de foco clara em 2025

Embora as políticas do novo governo dos EUA ainda estejam incertas, há um consenso de que 2025 poderá trazer um ambiente regulatório mais dinâmico e favorável às criptomoedas.

O desempenho dos criptoativos em 2024 reflete, em parte, as expectativas de que a nova regulamentação ajudará a promover os avanços do setor. Mas, embora a clareza regulatória possa servir como um catalisador para os criptoativos em 2025, observamos que a expectativa de um maior endosso por parte do governo Trump já impulsionou os preços dos criptoativos em 2024, e muitas das ideias discutidas durante a campanha não têm roteiros claros para a implementação e/ou requerem a aprovação do Congresso.

Sendo assim, as possíveis altas dos preços inspiradas pela política podem desaparecer à medida que se percebe a importância do que é politicamente viável e o que não é. A construção de um estoque estratégico de criptoativos pelo governo dos EUA é um bom exemplo. Em última análise, isso nada mais é do que a transferência de receitas fiscais para os atuais detentores dessas moedas, sem necessariamente agregar valor estratégico aos contribuintes e à economia dos EUA.

Ao contrário das reservas de petróleo, a utilidade dos criptoativos para os governos ainda não está clara, o que destaca a natureza controversa e especulativa da proposta (especialmente quando cortes orçamentários significativos em outras áreas estão no centro das atenções).Dito isso, é importante prestar muita atenção àsmudanças regulatórias em 2025, dada a crescente influência do setor sobre os formuladores de políticas, especialmente nos EUA.

Baixe o relatório

Uma abordagem completa sobre o mercado de criptoativos, suas aplicações e a influência das mudanças regulatórias nos EUA em um cenário global dinâmico. Confira no nosso relatório do CIO.

Pronto para iniciar uma conversa?